Se a Internet é uma coleção de redes conectadas para que os dados possam ser transferidos de uma rede para outra, o peering é que dá a sensação de navegação mais rápida. O peering acontece quando redes não conectadas diretamente entre si se unem entre elas formando uma terceira parte.
A prática de peering é altamente recomendada para o bom funcionamento da internet. Com as trocas de tráfego entre diversos backbones (espinhas dorsais da rede mundial), a velocidade da internet aumenta e segue em funcionamento mesmo quando há uma rede isolada ou indisponível.
Basicamente, o peering possibilita dimensionar a performance da infra-estrutura de telecomunicações, uma vez que o tráfego de dados de uma rede é gerenciado por dois IDCs, responsáveis pela administração da capacidade de transmissão demandada por cada cliente. O resultado é um caminho mais rápido para a transmissão de dados:
” A Celerix tem peering com várias empresas, que significa que temos conexão direta com servidores de conteúdo dessas empresas como Microsoft, Riot e Amazon fazendo com quem usa nossas redes tenham uma experiência de navegação mais rápida e eficaz explica Maurício Almeida, da Celerix.
O peering é fundamental para:
- Produtores rurais: Conseguem ter acesso às informações do clima e de negociação de safras em tempo real
- Jogadores de games: Ter uma via mais rápida pode significar uma melhor performance em jogos online e competições
- Estudantes e professores de EAD: Com uma conexão mais rápida é possível fazer aulas em tempo real e realizar provas sem que a Internet caia
Comentário