A palavra latência remete ao tempo necessário para que um pacote de dados passe de um ponto para o outro. Em outras palavras, latência é exatamente o tempo que a informação leva entre a origem e destino. Quando um computador acessa sites cujo servidor está há 1.000 km de distância, por exemplo, entre a requisição da informação e a entrega da mesma, é a latência que vai determinar qual o tempo de resposta.
Em alguns casos, a latência pode ser aferida através do envio de pacote que é devolvido para o remetente – o tempo de ida e volta é considerada a latência, ou ping como é conhecido nos medidores web.
A latência é determinada por fatores como:
- A propagação (que é o tempo que leva para o pacote de informações viajar entre um lugar e outro com a velocidade da luz)
- A transmissão (fibra óptica, wireless, etc) e o tamanho do pacote o tempo de viagem de pacote será maior ou menor dependendo do que está sendo transmitido.)
- A qualidade desta latência de dados os congestionamento de rede, os roteadores e os Firewalls.
- Quando se acessa qualquer site ou se envia e-mail, este comando sai do computador pelo wifi ou cabo, entra na rede através da infraestrutura (geralmente postes e cabos e, nos casos de outros países, um cabo internacional) até chegar nas operadoras que são conectadas ao data center, hospedagem do site em questão. Quanto maior a distância física entre você e o servidor, maior é a latência ou o ping.
A Celérix tem a rota mais curta entre Brasília e São Paulo, além de contar com os equipamentos mais modernos e novos fazendo com que a latência em sua rede seja a menor entre todas as operadoras desta mesma rota. Cada equipamento, seja ele roteador ou switch que esteja no caminho da informação degrada o tempo de latência, a rota da Celérix usando tecnologia DWDM é sem dúvida a mais rápida.
Comentário