A fibra óptica no Brasil trouxe benefícios em disponibilidade, velocidade e segurança – e também o grande desafio de chegar em todas as localidades possíveis com velocidade e disponibilidade em toda a estrutura de fibra óptica implantada para Internet fixa e móvel.
A melhor solução é utilizar a tecnologia DWDM, uma variação da WDM (Wavelength Division Multiplexing, multiplexação por divisão de comprimento de onda). O sistema otimiza o uso da rede de fibra através de equipamentos de ponta transmitindo vários feixes de luz com comprimentos diferentes de onda – todos compostos por informações de diferentes redes pela mesma fibra.
Existem diversas vantagens do sistema DWDM como:
– Alta capacidade de transmissão pelas taxas mais altas
– Melhora dos Sistemas de Modulação pela introdução do esquema NRZ ( Non Return to Zero)
– Redução de espaçamentos entre canais
– Mais confiabilidade destes componentes
– Menos espaços precisos para seus componentes e
– Valores mais em conta.
O sistema DWDM possui taxas de transmissão mais altas com mais componentes eletro-ópticos – e na prática isso significa equipamentos menores e mais leves que consomem menos energia elétrica e menos carga térmica (calor emitido pelo equipamento que precisa ser dissipado via ar condicionado).
Quanto menor o número de componentes em um equipamento, maior será a confiabilidade apresentada pelo mesmo com aumento na disponibilidade sistêmica.
A Cerélix utiliza o sistema DWDM da Ciena, líder de mercado em tecnologia, garantindo mais segurança na transmissão de dados.
Comentário