O volume de dados consumidos por uma empresa depende muito da utilização da internet das mais variadas formas. Para qualquer empresa que precise deste tipo de recurso, é importante contar com soluções que facilitem o tráfego dessas informações para evitar uma sobrecarga e o consumo excessivo no final das contas.
Confira onde estão os maiores consumidores de dados!
E-mail
Caso seus e-mails estejam hospedados em seu provedor de hospedagem, geralmente todos os e-mails que utilizam o seu próprio domínio (suaconta@seudominio.com.br) gastam tráfego de dados sempre que são enviados ou recebidos mesmo com um tamanho bem pequeno. Dependendo do volume que se recebe ou envia, este valor total gasto pode ser algo relevante. Caso esses e-mails sejam acompanhados de anexos, o gasto será bem mais elevado.
Acessos aos sites
Todas as vezes em que um visitante acessa as páginas do seu site haverá consumo de um pouco do limite de tráfego de dados. Isso acontece pois a cada acesso realizado em qualquer site todas as imagens visualizadas nas páginas são transferidas para uma pasta em seu computador chamada “temp” – para que você pudesse visualizar tudo por completo. Na prática são diversos downloads a cada acesso, trazendo o maior gasto de banda de dados.
Downloads
A cada acesso a páginas na internet ocorrem diversos downloads involuntários como vimos logo acima e que consomem dados do seu plano de hospedagem. Para quem hospeda qualquer tipo de arquivo em seu servidor e disponibiliza para download estes arquivos, cada download realizado terá tráfego de dados que consumirá mais informações. Um arquivo de 10 mb de tamanho baixado uma vez representa 10 mb do limite – portanto, basta fazer as contas do volume feito a cada acesso.
FTP
Todas as vezes que o seu programa de FTP for acionado para se conectar ao seu servidor de hospedagem e movimentar qualquer tipo de arquivo (enviado ou baixado) haverá também o consumo da banda de dados. Um site completo via FTP, por exemplo, com 300 mb de tamanho, gastará 300 mb do seu limite.
Comentário