O SD-WAN representa o que há de mais moderno em agregação de link com inteligência de aplicação. Estamos falando de uma tecnologia nova que veio para substituir a rede MPLS , que é privada, e trabalha Over the Top conseguindo agregar vários links de diversas telecoms diferentes trabalhando com performance de aplicação com mais qualidade e velocidade.
Muitos negócios se beneficiam deste sistema – principalmente empresas que trabalham com dados digitais precisam de alta performance, como empresas que trabalhem com transações de cartão de crédito.
Um bom exemplo de aplicação do sistema SD-WAN pode ser percebido quando uma pessoa está no pagando com cartão e precisa aguardar um tempo para executar a ação. O SD-WAN consegue medir a velocidade para que as informações cheguem na operadora de cartão.
Um supermercado que tenha o seu próprio cartão, por exemplo, precisa do sistema SD-WAN pois somente esta tecnologia consegue agilizar a velocidade entre o momento em que o cartão é passado conseguindo identificar o melhor caminho entre a operadora de cartão e o terminal do caixa de mercado.
Outro exemplo bem visível são as videoconferências que performam melhor a sua velocidade – tanto que nos Estados Unidos acontecem muitas videoconferências médicas, com cirurgias feitas em tempo real, usando a tecnologia SD-WAN na transmissão.
Para apps, o SD-WAN direciona tráfego baseado em políticas por aplicação. A tecnologia utiliza este link e consegue medir qual o melhor caminho, onde há menos latência. A tecnologia veio para substituir o que chamamos de rede MPLS, pois o valor é muito perto da SD-WAN mas com a diferença de que é possível utilizar IPs fixos e trabalhar com as filiais em banda larga, aplicando a tecnologia que faz toda esta checagem.
O SD-WAN trabalha com Telecoms distintas em qualquer operadora, de maneira independente.
Comentário